-- Peças únicas para pessoas únicas --
Olá,

Sou a Ditinha, sou de Setúbal e tenho uma grande paixão por artes.

Este meu blog destina-se a todas as pessoas que assim como eu gostam de artesanato.

Tudo começou á muito tempo com pinturas em estatuetas que oferecia a familiares e amigos.

A reacção deles era sempre muito positiva o que me dava animo e incentivo para continuar.

Ao longo do tempo fui-me aperfeiçoando e quis também experimentar outras vertentes do artesanato.

Começou então aí a diversificação do meu trabalho. Caminhei para pinturas em madeira, tecido, pedras, barro... depois optei por experimentar outras áreas como a costura, crochê, tricot, feltro, trabalhos em e.v.a., casca de ovo...e, mais tarde, quis também experimentar a arte nos bolos, e aí surgiu um gosto muito especial por Cake Design.

Hoje já não consigo parar... e em todos os trabalhos que executo deposito um carinho muito especial.

Daí a idéia deste meu blog, que surge com o intuito de mostrar o meu trabalho a pessoas tão especiais como você.

..................................................................................................







Lapa de Sta. Margarida



Situada no sopé da Serra da Arrábida, junto ao mar, aonde se chega por barco ou por terra por um caminho construido ali por um ermitão, descendo-se cerca de 200 degraus de pedra até ao local, a gruta da Lapa de Stª Margarida é um lugar invulgar muito visitado ainda hoje,  onde se encontra uma capela em estado degradado construida ali no século XVII.  Nela existiam 3 imagens (de Nª Srª da Conceição, Stº António e Stª Margarida) nos nichos que se vêm na figura acima mas que desapareceram com o tempo, estando uma delas guardada no Convento da Arrábida.
    Neste lugar faziam-se muitas peregrinações nos séculos passados, principalmente os sírios dos Pescadores vindos nos seus barcos engalanados de todo o lado, e o ambiente tornava-se festivo mas de  autêntico Recolhimento Espiritual, onde as pessoas  oravam e cantavam unidas pelo mesmo sentimento de fé  independentemente de sua convicção pessoal. Hoje não é mais assim e o local até se encontra um tanto desprezado.
    A gruta mede cerca de 22 metros de comprimento (o números de Anciãos ou Sábios) mas como se liga em algumas partes com outras partes mais pequenas, mede na totalidade 40 metros  (número referido várias vezes na Bíblia como marco de acontecimentos importantes.  Exe: os 40 dias e 40 noites de chuvas no Dilúvio, os 40 dias que Moisés passou no Monte Sinai, os 40 dias que Jesus passou no deserto, etc.),  e pode conter até 400 ou 500 pessoas que no acto litúrgico no passado em louvor à Santa ali venerada, em Missa Cantada, com archotes na mão, dava ao tecto (de estalactites) efeitos surpreendentes que impressionavam a nossa visão.  Nesta gruta brotava também, de uma fonte, a mais bela e fina água que entretanto deixou de correr por razões que talvez tenham a ver com obstruções de rochas ou galhos secos no percurso da água pela Serra. 


No silêncio da gruta que à entrada faz lembrar a penetração para o "útero materno", ouvem-se as ondas do mar batendo nas rochas, cujo eco no interior torna o local misterioso, quase mágico, perturbado apenas pelo piar persistente de gaivotas que por ali existem, sentindo-se naquele espaço uma estranha sensação  mas maravilhosa vibração.



Sem comentários:

Enviar um comentário